27 de março de 2010

ARTE RUPESTRE

Postado por célia ferrer às 02:31:00
Reações: 
Olá pessoal!
Hoje vamos conhecer um pouquinho, como nossos antepassados da Pré - História faziam arte.
Vamos viajar por um mundo mágico, com muitas teorias e histórias, já que não temos nenhum registro escrito dessa época mesmo, né? ou você esqueceu que há muuuuuuuuuito tempo atrás o homem vivia em cavernas?
Pois é, foi naquela época que o homem criou sua primeira forma de contar histórias. Claro que de forma oral, já que não existia nenhum tipo de escrita, né mesmo? Mas, pensando bem, isso até que tem lógica, pois o homem primitivo não tinha nenhum tipo de divertimento, nem cinema, teatro, televisão, livro, computador... kkkkk, imagina!!!!
É pessoal, eles tinham uma vida um pouco, como posso dizer... difícil? Por isso é bastante provável que eles se reunissem ao redor de uma fogueira para se distrair, conversar e trocar informações.
Não sabemos.

Mas é bem provável que nossos antepassados tenham se manifestado primeiramente pela dança, pois dançar é instintivo, espontâneo. Dançar também é uma forma de se comunicar com a divindade e pode ser que eles dançassem para pedir proteção, para agradecer por uma boa caçada ou só para se divertir, não sabemos, né?
Então embarque nessa nave!

Comece por aqui, depois vá até os vídeos e ...

d I V i R T a - S e ! ! !


A ARTE DA PRÉ-HISTÓRIA

http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/arteonirica.arteblog.com.br/images/gd/1220469225/Arte-Onirica-na-Pre-Historia.jpg

A arte usualmente expressa idéias e emoções que os seres humanos têm, desde tempos bastante remoto
Considera-se que com o aparecimento do hommo sapiens, a arte teve noprincípio uma função ritual e mágico-religiosa, mas esta função mudou através do tempo

Desde o descobrimento das pinturas rupestres paleolíticas nas cavernas de Altamira, Espanha (1879), a arte rupestre tem sido reconhecida como patrimonio cultural que dá luzes sobre o mundo cultural e espiritual dos povosdo passado

Em mais de cem anos de Investigações foram descobertos muitos lugares com gravações e pinturas rupestres, não somente na Europa, mas em praticamenteTodos os continentes

rocksandcaves.jpg


E não só se trata de arte pre-histórica, uma parte considerável destas representações pertencentes a tempos recentes são testemunhos etnográficos dos indígenas.

Em muitos casos, o estudo da arte rupestre tem sido impulsionado, não porarqueólogos, e sim por investigadores aficcionados que se sentiram atraídos pela beleza destes monumentos naturais que se integraram à paisagem

"A arte rupestre é qualquer tipo de manifestação artística plasmada nas paredes rochosas, geralmente no interior das cavernas e grutas ..."




É desconhecido o motivo pelo qual os homens pré-históricos desenhavam nas paredes das caverna. A teoria mais aceita é a que esses desenhos eram feitos por caçadores.

Como num sentido mágico, eles poderiam intervir na captura de um animal,desenhando-o ferido na parede, podendo dessa forma, dominá-lo com facilidade.

Para pintar, o homem produzia suas Próprias tintas misturando terra com carvão, gordura e sangue de animais.

As manifestações artísticas mais antigas foram encontradas na Europa, em especial na Espanha, sul da França e sul da Itália e datam de aproximadamente de 25000a. ... Na França encontramos o maior número de obras pré históricas e até hoje em bom estado de conservação, como as cavernas de Altamira, Lascaux e Castilho.


Arquitetura


Os grupos pré-históricos eram nômades e se deslocavam de acordo com a necessidade de obter alimentos. Durante o período neolítico essa situação sofreu mudanças, desenvolveram-se as primeiras formas de agricultura e consequentemente o grupo humano passou a se fixar por mais tempo em uma mesma região, mas ainda utilizavam-se de abrigos naturais ou fabricados

com fibras vegetais ao mesmo tempo em que passaram a construir monumentos de pedras colossais, que serviam de câmaras mortuárias ou de templos. Raras as construções que serviam de habitação.

Essa pedras pesavam mais de três toneladas, fato que requeria o trabalho de muitos homens e o conhecimento da alavanca.



Ficheiro:Anta Cerqueira em  Couto Esteves.JPG
Dólmen

Esses monumentos de pedras foram denominados "megalíticos" e podem ser classificados de: dólmens, galerias cobertas que possibilitavam o acesso a uma tumba; menires, que são grandes pedras cravadas no chão de forma vertical; e os cromlech, que são menires e dólmens organizados em círculo, sendo o mais famoso o de Stonehenge, na Inglaterra.


stonehenge-xmw-1024

Stonehenge


Também encontramos importantes monumentos megalíticos na Ilha de Malta e Carnac na França, todos eles com funções ritualisticas.


cromeleque de Almendres-Portugal-formado por menires



Escultura

A escultura foi responsável pela elaboração tanto de objetos religiosos quanto de utensílios domésticos, onde encontramos a temática predominante em toda a arte do período, animais e figuras humanas, principalmente figuras femininas, conhecidas como Vênus, caracterizadas pelos grandes seios e ancas largas, são associadas ao culto da fertilidade;

Entre as mais famosas estão a Vênus de Lespugne, encontrada na França, e a Vênus de Willendorf, encontrada na Áustria foram criadas principalmente em pedras calcárias, utilizando-se ferramentas de pedra pontiaguda.

VÊNUS DE WILLENDORF

Durante o período neolítico europeu (5000aC - 3000dC) os grupos humanos já dominavam o fogo e passou a produção de peças de cerâmica, normalmente vasos, decorados com motivos geométricos em sua superfície; somente na idade do bronze a produção da cerâmica alcançou grande desenvolvimento, devido a utilização na armazenagem de água e alimentos



http://www.uned.es/geo-1-historia-antigua-universal/lespugne_dos_28.jpg
VÊNUS DE LESPUGNE




Pintura

As principais manifestações da pintura pré-histórica são encontradas no interior de cavernas, em paredes de pedra e a princípio retratavam cenas envolvendo principalmente animais, homens e mulheres e caçadas, existindo ainda a pintura de símbolos, com significado ainda desconhecido. Essa fase inicial é marcada pela utilização predominantemente do preto e do vermelho e é considerada portanto como naturalista.





No período neolítico a pintura é utilizada como elemento decorativo e retratando as cenas do cotidiano. A qualidade das obras é superior, mostrando um maior grau de abstração e a utilização de outros instrumentos que não as mãos, como espátulas.

Por volta de 2000aC as características da pintura a apresentavam um nível próximo à de formas escritas, preservando porém seu caráter mágico ou religiosos, celebrando a fecundidade ou os objetos de adoração (totens).



http://1.bp.blogspot.com/_nUMwXkkVUiY/SgYkyizKYAI/AAAAAAAABf8/yjpRifyn9H0/s400/pintura+rupestre.1.bmp



0 comentários:

Postar um comentário

 

ArtE.cOM Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Customizado por Layout para Blog