12 de março de 2010

ARTE RUPESTRE/PE

Postado por célia ferrer às 15:04:00
PERNAMBUCO TEM PRÉ - HISTÓRIA SIM, SINHÔ!

Vale do Catimbau - Buíque/PE



O Parque Nacional da Serra do Catimbau. Antigo Vale do Catimbau, foi criado em dezembro de 2002, no estado de Pernambuco. Entre o Agreste e o Sertão pernambucano, o parque é o segundo do estado .O primeiro é o de Fernando de Noronha. Catimbau preserva um das últimas áreas de Caatinga . Considerada Área de Extrema Importância Biológica, a unidade apresenta também registros de pinturas rupestres e artefatos da ocupação pré-histórica datados de pelo menos 6000 anos. Os pesquisadores acharam 30 sítios arqueológicos no Vale do Catimbau. Com isso, o Catimbau é considerado o segundo maior parque arqueológico do Brasil, perdendo somente para a Serra da Capivara, no Piauí.




Visitamos o Vale do Catimbau e foi emocionante ver pinturas feitas por homens pré-históricos, assim, tão de pertinho !!!

o SOL estava suuuuuuuuuper quente !!!! mas a gente nem sentiu !!!














Aí... na vOlta, encontramos esse curioso museu no meio da caatinga. Pois é, trata-se da residência e atelier desse simpático Sr., que faz esculturas aproveitando as formas sugeridas pelas raízes e galhos.

MuITo inTErEsSanTe!!!!










Serra das Letras - Salgueiro / PE



Serra que possui na sua base Gravuras rupestres, petroglifos denominados de Itaquatiaras, encontradas no leito rochoso situado na base da encosta oeste da serra das Letras. Área dominada por vegetação de catinga arbustiva, ocorrendo bromeleáceas e cactáceas espaçadas. Pode-se encontrar no local, duas grutas onde em uma delas há indícios de que ali teria sido habitado por povos primitivos da região.





Morei nessa região tanto tempo e nunca suspeitei que estivesse tão perto da Pré - história assim!



Quase que por acaso descobri que Salgueiro tinha váaaaaaaaaaaaaarios sítios arqueológicos, e como era de se esperar, fiquei doidinha pra conhecer, né? Pois é, melhor ainda, foi achar durante uma caminhada, um objeto desses, que segundo nosso guia CANTARELLI, é uma Machadinha e tem pelo menos uns 6,000 (seis mil) anos !!!


Machadinha pré-histórica encontrada durante caminhada na Serra das letras


Eu e Rahíssa, segurando a "famosa" machadinha


l E g A l n É ? ?? ? ?


1 comentários:

danilocio on 12 de março de 2010 às 20:30 disse...

achei muito legal essas esculturas, muito criativas, o cara realmente se garante!
valeu!!

Postar um comentário

artecom Made with My Cool Signs.Net
 

ArtE.cOM Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Customizado por Layout para Blog