5 de maio de 2010

ARTE NO EGITO ANTIGO

Postado por célia ferrer às 16:26:00 0 comentários
Hoje vamos falar de um povo que vem nos intrigando e nos fascinando há séculos. Tenho certeza que todos vocês moooorrem de curiosidades de conhecer o Egito e os mistérios que o envolve, né mesmo? quem não tem vontade de entrar numa pirâmide? de saber como viviam os faraós? de compartilhar toda a sabedoria daquele povo? Então, dê asas a sua imaginação e vamos lá!!

ERA UMA VEZ NO EGITO...

O Egito foi uma das principais civilizações da antiguidade e nos deixou uma produção cultural riquíssima. Através de pinturas, relevos, e anotações existentes nas paredes das ruínas de palácios, túmulos (pirâmides, hipogeu, mastabas) e templos conhecemos a sua história. Os egípcios eram grandes conhecedores da matemática, astronomia, medicina, engenharia, arquitetura, artes, etc.


A pedra da união
O mais antigo documento egípcio é esse pedaço de estela (bloco de pedra) com desenhos nas duas faces. numa delas o faraó Nârmer é representado com a coroa do Alto Egito; na outra ele aparece com a coroa do Baixo Egito. Isso simboliza a unificação das duas nações. Como a pedra foi datada de aproximadamente 3200 a.c., estabeleceu-se que a história do Egito unificado teve início nessa época.



http://blogdoprofessormauro.zip.net/images/MapaEgipto.gif

Socialmente, eles eram organizados em faraós, sacerdotes, escribas, nobres, militares, artesãos, camponeses e escravos. Eles também eram extremamente vaidosos, com conhecimento profundo de cosmética.
Tanto homens como mulheres usavam maquiagem e tinham cuidados com o corpo e os cabelos. Eles dominavam também as técnicas da ourivesaria e produziam uma grande quantidade de jóias.


Mas o aspecto cultural mas significativo do Egito Antigo era a religião, que tudo orientava. Acerditava-se em vários deuses e na vida após a morte, mais importante que a vida terrena. A arte, como não poderia deixar de ser, refletia essa visão religiosa, que aparece representada em túmulos, esculturas, vasos e outros objetos deixados junto aos mortos.


A Arquitetura egípcia apresenta proporções grandiosas. As construções mortuárias que abrigavam os restos mortais dos faraós e os templos dedicados às divindades eram enormes! Os egípcios eram politeistas e esculpiam imagens dos mais variados deuses.
Eles acreditavam que iriam viver em um outro lugar depois da morte e, para isso, se preparavam durante toda a vida. Os mais ricos, principalmente o faraó, construiam seus próprios túmulos, como as pirâmides, as mastabas, e os hipogeus (labirintos subterrâneos que escondiam ao máximo de ladrões e saqueadores os objetos com os quais os mortos eram enterrados). Havia também a preparação dos enxovais funerários: objetos de uso pessoal, jóias, dinheiro, alimentos, perfumes, vasos, estátuas, pois achavam que na nova vida tudo isso lhes seria necessário.



http://multigolb.files.wordpress.com/2009/04/piramides.jpg
As pirâmides de Gizé
Queóps, Quéfren e Miquerinos foram 3 faraós que mandaram construir 3 imensas pirâmides no deserto de Gizé para abrigar seus restos mortais. Sendo que a maior delas é a de Quéops, com 146m de altura e 54300m quadrados de superfície. Nas suas imensas paredes não existe nenhum tipo de argamassa para unir os blocos de pedra.




Esfinge


As pirâmides são as obras arquitetônicas mais conhecidas até hoje, mas foi no Novo Império que o Egito viveu o auge de seu poder e de sua cultura. Os faraós desse período ergueram grandes construções como os templos de Carnac e Luxor, dedicados ao deus Amon. Durante o reinado de Ramsés II, no séc. XIII ac, a principal preocupação do Egito era a expansão do seu poder político. Toda a arte desse período era usada como forma de demonstrar poder.


http://www.bepeli.com.br/artes/arte_egipcia/monumentos_escultura/colunas-hierogrifos-templo-.jpg
colunas do templo de Carnac

http://www.bepeli.com.br/artes/arte_egipcia/monumentos_escultura/colunas-de-luxor.jpg
colunas do templo de Luxor


http://www.bepeli.com.br/artes/arte_egipcia/monumentos_escultura/abu-simbel.jpg
templo de Abu-Simbell


A Pintura egípcia apresenta características muito marcantes. Em relação às cores, por exemplo, predominam os tons avermelhados semelhantes à terra, o marrom, o preto e o branco.
Quanto ao desenho, a Lei da frontalidade aparece em quase todas as pinturas. Chamamos de lei da frontalidade o hábito de se desenhar os olhos e os ombros das pessoas sempre de frente para o o bservador, mesmo que os pés e a cabeça estejam de perfil.
A preocupação era mostrar cada parte do corpo pelo
ângulo mais representativo. Aspectos técnicos como perspectiva, proporção entre as figuras e ponto de vista do autor da obra ainda não preocupavão os pintores egípcios. Tudo era mostrado como se estivesse de frente para o observador.



A rigidez dessas regras só seria quebrada no reinado de Amenófis IV,
no Novo
Império. Ele transferiu a capital de Tebas para Amarna e pôs fim a religião politeísta, impondo ao povo uma religião monoteísta, cujo único deus era Aton, o deus Sol, e adotando o nome de Akhnaton em homenagem a ele.
Após a morte de Akhnaton, a tendência para a informalidade nas representações artísticas perdurou em algumas obras do ínicio do reinado de Tutancâmon, seu filho e sucessor.

Escrita e Pintura


Quando Tebas voltou a ser a capital do Egito e o politeísmo foi restaurado, muitos artistas voltaram a representar os governantes em posturas formais.

A Escultura tem lugar de destaque na arte egípcia. Elas mostram faraós,
rainhas,
deuses, escribas e todo tipo de pessoas sempre com
rigidez na
posição do corpo e feição do rosto, e os homens
(com a cor da pele mais
escura) aparecendo sempre maiores que
as mulheres.
Há esculturas de todos os tamanhos feitas em madeira, pedra, ouro e bronze.

Esculturas de Rahotep y su esposa Nofret
Rahotep e sua esposa Nofret




Miquerinos e sua mulher



Tutancâmon









Nefertiti




ATIVIDADE


SÍMBOLOS EGÍPCIOS




E ai você consegue identificar o que está escrito abaixo ?
Dica: a imagem acima mostra o que significa cada símbolo, ai é só ir montando as palavras e formando uma frase.






Vamos lá? mais um desafio!



artecom Made with My Cool Signs.Net
 

ArtE.cOM Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Customizado por Layout para Blog